Esse é um tema que eu sempre amei discutir e estudar, mas não havia escrito sobre ele até agora por medo de não conseguir passar toda sua grandeza e importância.
Será que se eu começar com a definição do tema facilitará a sua compreensão? Bom ai vai...
A AUTO RESPONSABILIDADE É A CERTEZA ABSOLUTA QUE VOCÊ É RESPONSÁVEL PELA VIDA QUE TEM LEVADO E CONSEQUENTEMENTE SÓ VOCÊ PODE MUDÁ-LA.
De cara quando você se depara com essa definição pensa, quer dizer que eu sou responsável por tudo de Bom ou Ruim? Sucesso ou Fracasso?Conquistas ou Perdas? Que tive em minha vida? E a reposta meu amigo é um amargo, mas salvador SIM! VOCÊ É O RESPONSÁVEL POR TUDO QUE VOCÊ TEM E QUE VOCÊ É NA SUA VIDA!
Essa análise faz você enxergar dois lados, um incrível e um desesperador!
Se eu não tiver sucesso na minha vida a culpa é minha e eu vou cantar a música “Epitáfio” do titãs mais tarde! Ou, Está na minha mão ter tudo o que eu desejar! Eu posso e isso só depende de mim é fato!
Isso não é papinho de auto-ajuda ou nenhum segredo mirabolante é simplesmente uma mudança de conduta na sua vida diante dos seus 8 pilares: Espiritual, familiar, social, profissional, saúde, financeiro, conjugal e emocional. É sim... Você tem tudo isso pra cuidar no seu dia a dia e o ideal é não deixar um influenciar o outro! Num ta prestando atenção em cada um desses pilares não? Bom isso é um assunto para outro post! Vamos adiante.
A primeira coisa que se tem que entender, pra começar a agir como se deve, é que existem as pessoas AUTO RESPONSÁVEIS e as pessoas REATIVAS! Infelizmente a maioria faz parte do segundo grupo!
Pessoas reativas agem por instinto, como os animais? Exatamente! É aquela que se você bater ela devolve o tapa, se você xingar ela não ficará atrás e te dirá “belos” nomes, se você trair, ela também vai te trair! E assim vai, ou seja, o reativo é o famoso olho por olho dente por dente! E atire a primeira pedra quem nunca fez ou faz isso e se você acha que agir assim é o normal, se preocupe meu amigo, pois não é!
O auto responsável leva em consideração que ao receber um estímulo seja ele positivo ou negativo ele deve usar de sua racionalidade, buscar a autoconsciência, pensar nas conseqüências de suas ações, reações e ai então usar sua liberdade de escolha e reagir como se deve!
Outro fator que é importantíssimo saber diferenciar, o reativo é conduzido pelas situações e o nosso amigo auto responsável é influenciado por elas! Você consegue entender a diferença?
Vou passar para vocês as 6 leis da auto responsabilidade para conseguir explicar a diferença de cada uma dessas características (minha dica! ande com elas sempre e PRATIQUE), são as seguintes;
- Se é pra criticar negativamente... Me calo.
- Se é pra reclamar... Dou sugestão.
- Se é pra buscar culpados... Busco solução.
- Se é pra me fazer de vítima... Me faço vencedor.
- Se é pra justificar meus erros... Aprendo com eles.
- Se é pra julgar pessoas... Julgo atitudes.
Vou relatar uma pessoa reativa aqui para que vocês visualizem;
A Maria era uma pessoa que não tinha a vida nas mãos! Ela simplesmente andava conforme a música dos outros, era conduzida. (É bom constatar que se você é auto responsável, nunca irá falar a palavra “outros”, pois estará preocupado apenas com sua vida). Atropelava tudo! Pela manhã já chegava atrasada ao trabalho porque o ônibus atrasou e tudo por culpa do motorista que era lerdo (segundo ela) e passava o dia mal humorada porque havia brigado com o marido antes de deixar seus filhos na escola, se queixava porque seus colegas de trabalho não se dedicavam tanto quanto ela achava que se dedicava a empresa onde estava, inclusive ela não entendia porque não havia sido promovida ainda, sempre se fazia de vitima da situação achando que todos a perseguiam! Quando cometia um erro sempre achava que tinha errado porque o fulano a fez errar, porque ele a stressou ou não deu a informação que ela precisava e quando seu chefe a chamava para debater algum assunto ela sempre tratava de buscar várias justificativas para não ficar para trás! Fora que a Maria adorava apontar o dedo para as pessoas criticando negativamente e principalmente julgando por julgar!
Como uma pessoa auto responsável encara essa situação?
A Ana é o nosso exemplo de pessoa auto responsável, essa ai sabe que o único concorrente que ela tem é ela mesma, então ela não está preocupada com o outro e sim em sempre se superar! Ana é uma pessoa que nunca deixa o stress contagiar o seu dia, se ela briga com o marido tenta não descontar isso nos seus filhos ou trabalho e sabe que profissional é profissional e pessoal é pessoal. Apesar de ter dois filhos nunca chega atrasada ao trabalho, pois sempre acorda com antecedência prepara tudo e sai cedo de casa para evitar imprevistos! No ambiente de trabalho é uma pessoa pro ativa que se dedica ao máximo por puro crescimento profissional e pessoal, sabe que um dia a conseqüência natural disso será uma promoção, ela se orgulha de tudo que faz e se sente uma vitoriosa de conseguir levar sua rotina puxada de forma competente! Quando comete um erro sempre pensa onde pode melhorar e NUNCA justifica, pois sabe que mesmo se ela tiver 99% de razão vale mais a pena pensar no 1% de culpa e tentar mudar isso, pois justificando os 99% ela ficará na mesma, não aprenderá nada! Não critica as pessoas e sim aponta atitudes que não são bacanas para o ambiente, ou seja, Ana é dona do seu equilíbrio e uma pessoa que está crescendo a cada dia!
Será que dá para entender que a vida das duas é a mesma, mas a ótica é totalmente diferente? Uma personagem vai sempre criticar o marido que não a deixou trabalhar, ou a mãe que a limitou de fazer várias coisas, para justificar sua vida sem sucesso! A outra sabe que com auto responsabilidade ela chegará onde quiser, pois tudo que ela quer só depende DELA conseguir.
A vida nos cobra o plantio hoje para podermos colher amanhã, então todo dia é dia de construir um pedacinho da sua historia, se você plantar trabalho, respeito, crescimento, boas relações vai colher isso mais tarde e o contrario da mesma forma.
Tudo o que você é hoje está relacionado com o que você faz e fez... então tome as rédeas da sua vida e não deixe que o acaso te proteja enquanto você anda distraido!
Um abraço a todos...e feliz nova vida auto responsavel!