CONSUMIDORES ATENTOS!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Não conheço nenhum Francisco!

Hoje estava na loja, trabalhando muito como sempre, e meu celular toca insistentemente, quando olho o número que está ligando percebo que é o mesmo número que me liga há uns três dias, e todas as vezes que atendo desliga na minha cara! A famosa binada, toque, ou chamada de gente que não tem crédito como preferirem!

Tento ligar de volta achando que é de algum médico, pois agora a moda dos médicos é a atendente dizer para você; - Dona Isabella nós só damos um toque no celular da Sra. e esperamos o seu retorno Ok? Gente sinceramente acho isso ridículo, pagamos plano de saúde e ainda temos que pagar as ligações que o seu médico faz para confirmar a sua consulta? mas tudo bem, isso é um assunto para outro post!

Então insistentemente consegui que me atendessem no número misterioso, pergunto de onde é? e a pessoa, se é que podemos chamar de pessoa, responde! – Aqui é do escritório de advocacia Toledo e Piza. Me identifico falo das ligações no meu celular e ai começa um festival de horror.

O funcionário chamado Thiago começa a ser super grosseiro comigo perguntando cadê um tal de Francisco? Fiquei tão chocada com a forma que esse rapaz falou que juro achar que era um bandido querendo pregar uma peça sei lá!

Bem assustada falei que ele havia ligado para o número errado, e que ali não havia nenhum Francisco,então o caldo entornou de vez, esse homem ficou possesso, começou a falar em tom alto e ameaçador, disse que sabia que era o celular do Francisco, pois já havia falado com ele naquele número, que eu não tentasse dar uma de esperta porque a ligação estava sendo gravada, e que eu chamasse o Francisco AGORA!

Genteeeeeee, para que eu quero descer!! O que diabos é isso? (desculpe a expressão), mas fiquei tão assustada com aquele louco, que perdi minha firmeza de sempre e mesmo assustada perguntei o número fixo desse escritório de advogados, pois jurava que se tratava de um bandido, ou sei lá... Não tinha idéia muito inusitada a situação!

Enquanto ele me informava o número, eu perguntei a ele que número ele estava ligando? ele me disse – O SEU NÚMERO ORAS!! Então eu ainda insisti, sim, mas que número? Ai ele disse 8730 num sei o que mais lá... O meu celular começa com 9906!!! Ou seja??!! Nada a ver com o número que ele estava falando!

Então o dito cujo insistiu em perguntar se eu havia emprestado o meu celular para o Francisco (pausa para algumas gargalhadas), Desculpa gente, mas é porque foi ridículo!

Então para finalizar logo aquela sessão de horror e desrespeito eu disse pra ele! Meu amigo não conheço nenhum Francisco, não emprestei meu celular para ninguém, e não vou mais falar com você!

Mais que imediatamente liguei para o Toledo e Piza e falei com a coordenadora do setor desse rapaz, infelizmente não sei o nome dela, mas ela foi muito atenciosa comigo! Perguntou o que havia acontecido, identificamos o funcionário, ela se ofereceu até para ligar para a operadora do celular caso estivesse havendo algum problema, sei que fez a parte dela! E combinamos dela ligar para o número do Francisco para ver se realmente caia no meu celular! Pelo visto não, porque depois disso não tive mais contato com ela, ou seja o problema estava era no funcionário dela mesmo!

Ai fica a pergunta, Quem é o coitado do Francisco?? O cara ta devendo parcelas do carro e é tratado como um bandido, marginal! E o pior que esse tipo de instrução é dado por advogados! Pois um dos meus funcionários já trabalhou nesse ramo e disse que a cobrança era severa e eles eram ensinados a ser grosseiros, o gerente dele chegou a ligar para um cliente informando que o cliente levasse o dinheiro do ônibus para buscar os filhos no colégio, porque ele ia voltar sem carro se não pagasse os atrasos!ONDE VAMOS CHEGAR!? ADVOGADOS ESTIMULANDO ESSE TIPO DE COAÇÃO!

É por isso que eu digo consumidor hoje é um zero a esquerda! Tudo bem que o cara tava devendo, mas nada justifica esse tratamento, até devedor tem direitos que você pode conferir no post abaixo desse!

Mas é assim mesmo, se fosse comigo eu tacava logo um bom de um processo contra eles, danos morais e o que mais eu pudesse enquadrar! Vai lá Francisco grava essa ligação antiética e constrangedora, esses absurdos e coloca esses advogados na justiça! E se quiser sou sua testemunha!

Gente deixar uma coisa clara aqui para vocês! EU NÃO CONHEÇO NENHUM FRANCISCO!!! Mas se ele ler meu blog vai saber que estou ao lado dele!

Conheça seus direitos!

Fazer o devedor passar vergonha é crime

O credor tem todo o direito de protestar o título não pago, cadastrar o nome do devedor em órgãos de restrição ao crédito, como SPC, SERASA, etc, além, é claro, de ajuizar ação judicial para cobrar o valor devido.

Também é direito do credor de cobrar a dívida através de cartas, telefonemas e até cobradores.

Todavia, este direito de cobrança do credor vai até o limite do direito do devedor de não se sentir importunado desproporcionalmente ou constrangido.

Ligações a toda a hora, em qualquer lugar, com ameaças e linguajar deselegante são um abuso ao direito do devedor.

O credor também não pode ameaçar, coagir ou constranger o consumidor na cobrança de uma dívida, entrando em contato com vizinhos, parentes, amigos ou diretamente com o trabalho do devedor, falando com seus colegas ou chefe.

Este tipo de atitude é considerado crime pelo Código de Defesa do Consumidor:

"Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça."

"Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:

Pena Detenção de três meses a um ano e multa."

É comum os credores contratarem empresas de cobrança para ficarem “infernizando” a vida do devedor, sem piedade, pois esta “técnica” é muito mais eficaz e barata do que entrar com processo na justiça cobrando a dívida.

Estas empresas de cobrança fazem ligações telefônicas várias vezes por dia, seja para o telefone residencial, celular, de vizinhos, de amigos, do trabalho.

Eles não têm o mínimo de respeito. Para eles não interessa a hora ou o dia. As ligações são feitas até na hora do almoço, na parte da noite ou nos fins de semana, perturbando o momento de descanso ou lazer do consumidor.

O consumidor não deve aceitar este tipo de abuso.

Primeiramente, deve fazer uma ocorrência policial, informando os fatos ocorridos, e os autores dos fatos, no caso a empresa de cobrança e o credor.

O Código de Defesa do Consumidor prevê a responsabilidade de ambos, do credor e da empresa de cobrança, pelos danos causados ao consumidor. Mesmo assim, é importante fazer a ocorrência em nome das duas empresas.

Depois, com a ocorrência em mãos, deve procurar uma associação de defesa de consumidores ou um advogado de sua confiança para entrar com uma ação na justiça, na qual deverá ser informados os fatos ocorridos, sendo feito o pedido para que o juiz fixe uma multa diária acaso o credor ou a empresa de cobrança contratada por ele continue efetuando este tipo de cobranças abusivas e causando-lhe constrangimentos , bem como deve fazer o pedido de indenização pelos danos morais e materiais causados, se for o caso.

Nos casos de ligações para parentes, vizinhos, amigos e trabalho, é importante levar testemunhas que tenham atendido tais ligações para testemunharem sobre os fatos ocorridos e como a cobrança foi feita.

Nos casos de cobrança através de cobradores contratados que ao efetuarem a cobrança causaram constrangimento ao devedor, fazendo a cobrança através de “recados” deixados para vizinhos, amigos, parentes ou colegas de trabalho, no estilo “Avisa o fulano que estive aqui para cobrar aquele valor que ele deve pro beltrano” ou “Fala para aquele caloteiro do teu vizinho que se ele não pagar a dívida com o fulano...”, ou que fazem a cobrança de forma pública, na frente de outras pessoas, usando de coação, de ameaças, de palavras humilhantes ou de baixo calão, no intuito de fazer o devedor passar vexame, é importante ter testemunhas dos fatos ocorridos, para poder prova-los na frente do juiz.

Há casos em que o devedor acaba tendo problemas no trabalho e até mesmo perdendo o emprego por causa de cobranças indevidas. Nestes casos, é importante ter provas das ligações (faturas que poderão ser pedidas no processo para a companhia telefônica e testemunhas que atenderam os telefonemas), bem como prova de que os problemas no trabalho e a eventual perda do emprego se deram por causa das cobranças efetuadas.

No caso de perda de emprego, pode ser pedida indenização por dano material, ou seja, por todos os prejuízos econômicos que o devedor teve, bem como pelo dano moral causado em decorrência desta perda.

A empresa também não pode enviar ao consumidor nenhuma carta que demonstre, de forma explicita, que o documento se trata de cobrança de dívida. Nem mesmo no envelope pode constar o logotipo da empresa de cobrança.

As empresas cometem abusos porque os consumidores aceitam calados, não tomam nenhum tipo de atitude.

O consumidor deve conhecer e exigir seus direitos, assim estará também ajudando a combater os abusos cometidos diariamente por estas empresas.

Não fique calado, exerça seus direitos!

* Leia mais sobre cobranças abusivas em Cobranças de dívidas por telefone. Dicas do que fazer!


Fonte: www.endividado.com.br

sábado, 15 de maio de 2010

GREVE!

Como falei para vocês, ia ontem a defensoria pública dar entrada ao processo contra a Insinuante, mas infelizmente nosso poder judiciário está em greve, já sabia disso, mas nem me toquei! Então processos parados, nada acontece e essa greve já está chegando ao 1° mês de paralisação dos serviços! Estou com um processo correndo contra a BV financeira também, aquele que comentei com vocês no post anterior e eu e minha advogada estamos tendo dificuldades nos prazos devido a esta paralisação se normalmente a justiça já é lenta, em greve quase não anda!

Noticia publicada no Povo;

28 Abr 2010 - 15h20min

Os servidores do Poder Judiciário, em greve há mais de uma semana, realizam nesta quarta-feira, 28, na rampa do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, uma manifestação.

Segundo o comando unificado do movimento grevista, o objetivo é dar todos os informes acerca do movimento e das reuniões realizadas em torno do pleito de revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria.

A mobilização envolve servidores, técnicos judiciários e oficiais de justiça.

Agora teremos que aguardar tudo se normalizar para continuar com os procedimentos!

Tem problema não...a gente espera!

Amigos que tiverem orkut, acessem minha comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=101385428

Quero dizer que fico muito feliz quando encontro vocês na rua e dizem que leram meu blog e que estão gostando! Mas ficaria ainda mais feliz com a participação de vocês nesse processo de cidadania! Aguardo seguidores e comentários para dar força ao grito!

Um grande abraço a todos e VIVA A CIDADANIA!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pequenas causas, grandes prejuízos!

Pequenas causas é aonde vou hoje daqui a alguns minutos dar entrada no meu processo contra as lojas Insinuante! Essa foi a atitude que a loja me obrigou a fazer, pois em nenhum momento ela quis cumprir com os meus direitos de cliente! Como vocês viram no post anterior, com ela NÃO TEM ACORDO!

Para mim também não tem passividade! Vou até o fim!

Conto para vocês o que vai dar...

Meu próximo post vai falar sobre financiamento de veículos e alertar você para não cair em um roubo maior que os juros que somos obrigados a pagar. Vamos exigir nossos direitos!

sábado, 1 de maio de 2010

Sem Acordo!

Sem acordo foi às primeiras duas palavras que a representante da insinuante usou ao entrar na sala de audiência antes mesmo do obrigatório Bom Dia!

Isso mesmo que vocês estão lendo, essas cenas merecem ser descritas em detalhes.

Como sabem ontem foi minha audiência no PROCON contra a Insinuante, problema que vocês viram no meu 1º post aqui no blog.

Cheguei ao PROCON as 09h50min minha audiência estava marcada para as 10hs, assim que entrei na sala de espera já havia chegado a representante da Insinuante que por sinal era uma das incompetentes que havia me atendido na loja no dia que fui trocar o produto.

As 10h30min fomos chamadas a entrar na sala de audiência, a promotora nos recebeu, sentou-se ao computador para começar o termo de audiência, sentei-me de um lado a reclamada(insinuante) de outro e antes mesmo de nos cumprimentarmos, a “competente” funcionária da Insinuante falou a promotora; - A Sra. Pode colocar ai no termo que a Insinuante não tem nenhum acordo a propor! (silêncio na sala, eu e a promotora nos olhamos)

A promotora virou-se de sua cadeira, olhou para a reclamada e disse: - Aqui ninguém nem começou a audiência, não falamos nem bom dia! E você já está dizendo que não tem acordo?. Genteeeee!! Juro para vocês foi dessa forma ridícula que a empresa se posicionou.

Então quando vi que a promotora era das minhas, olhei para aquela figura que se acha profissional e falei com toda minha delicadeza.

- Olha, mesmo que a empresa onde você trabalha tenha lhe dado essa instrução de não fazer acordo, você tem obrigação de ouvir tudo que tenho a dizer, pois estou aqui perdendo meu tempo por culpa de vocês! Seja no mínimo educada, respeite as pessoas que estão aqui e deixe a promotora seguir a audiência como deve ser, e mesmo que você já saiba de toda a história, faço questão de tomar o máximo do seu tempo, para que você ouça de novo que tipo de empresa você trabalha e que tipo de profissional você se sujeita a ser! Ela se calou e começou a ouvir!

A promotora já indignada começou a falar também sobre sua opinião da loja, achei muito engraçado, pois dentro de alguns minutos a própria funcionária estava esculhambando a empresa onde trabalhava e pela boca dela saiu que a empresa NUNCA FAZ TROCAS nem com defeito, quem acaba fazendo é o fabricante depois de muita reclamação. Fiz questão de mostrar para ela que era escolha dela fazer parte de tudo aquilo que ela estava condenando, pois mesmo que ela tivesse que cumprir as normas da empresa, ela poderia ao menos fazer isso com mais dignidade e principalmente profissionalismo!

Sei que após eu e a promotora falarmos, ela contestar absurdos a “audiência” terminou em 20 minutos, a promotora nos deu o termo de audiência para assinarmos atestando que não obtivemos acordo nenhum e me direcionando a dar continuidade com o processo no juizado de pequenas causas, para eu entrar com danos materiais e morais!

Essa hora foi muito boa, pois após a promotora falar isso e ter minha palavra de que iria até o fim com essa causa, a funcionária da INSINUANTE olha pra gente e diz; - É entra mesmo na pequenas causas, porque quando vai para lá é mais fácil de a empresa fazer o acordo! Cara... É muito revoltante um negócio desses, ou seja, a loja que tem o slogan “AQUI VOCÊ MANDA” leva o consumidor a perder toda a sua paciência e só cede quando não puder ir mais adiante!

Mas tudo bem, vamos lá, ouvi muitas histórias após a representante da INSINUANTE sair, pois fiquei na sala conversando com a promotora e um Sr. Que estava dentro da sala também, funcionário do PROCON. Ouvi a história de uma Sra. Que teve problema com um ventilador e chegou a loja INSINUANTE desesperada, acabada, cansada de lutar pelos seus direitos e não ser atendida. De uma promoção de colchões onde havia descrito a partir de R$79,00 e apenas um bem fininho no meio de todos era esse valor, ludibriando totalmente o consumidor!

Enfim, uma loja sem escrúpulos, sem profissionais, sem ética, sem respeito nenhum pelo consumidor e que está aí ganhando muito dinheiro!

Então estou aqui fazendo o meu papel de cidadã e esse é um caminho que não tem volta! Pois a partir do momento que você decide lutar pelos seus direitos, jamais permitirá novamente que algum fornecedor lhe desrespeite como cliente!

Vou entrar no juizado de pequenas causas sim, vou divulgar cada vez mais os absurdos dessa empresa e ainda quero mais!

Façam o papel de vocês como cidadãos e exijam seus direitos, procurem os órgãos competentes e denuncie, não podemos ser passivos a esses abusos!

Compartilhe...